quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Un Endroit Magique - Livraria Cultura (Conjunto Nacional)

Este post não traz um conto, aliás, não traz nenhuma ficção, este post tem por objetivo falar de um lugar mágico, um lugar onde qualquer apaixonado pelas letras encontra seu ninho.

Este lugar é a Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Meu grande amigo, e mentor nesse negócio de blog, Thiago Peres, já havia escrito em seu blog um
post sobre lá, e só tenho a corroborar suas palavras, o lugar é incrível, nunca vi tanta cultura em um só lugar, todas as mídias em um só espaço, um lugar que vale a visita.

Ontem passei algumas horas lá, no final do dia, resolvi fugir do estresse de São Paulo e fui até lá tomar um café e procurar alguns livros.

Para minha surpresa acabei encontrando muito mais, o lugar é um excelente laboratório para quem escreve contos, lá as pessoas se revelam: Emos procuram livros sobre vinhos e culinárias, um garoto com uma camisa do Metallica ouvia feliz óperas na sessão de música clássica.

Dentre essas pessoas uma garotinha me encantou, seu nome é Carolina. Carolina tem 11 anos e uma paixão: livros.

Encontrei Carolina com um caderninho na mão, percorrendo os corredores e alugando uma vendedora (extremamente atenciosa, por sinal), no caderninho estavam todos os livros que Carolina havia lido nos últimos 2 anos, o que a menina queria era que a vendedora indicasse a ela outros livros, semelhantes àqueles para que ela pudesse lê-los também.

Não resisti e puxei papo com ela. Carolina lê "compulsivamente" desde os 5 anos de idade, já leu de tudo, mas disse que o que mais chama sua atenção são as aventuras fantásticas de Júlio Verne (ela leu a coleção inteira).

Fiquei impressionado com a alegria da menina por estar ali, entre todos aqueles livros... Por conhecer uma criança que em tempos de "High School Musical", "You Tube", TV a cabo, i-Pod, e tantas outras traquitanas eletrônicas, prefere se divertir e sonhar por meio dos bons e velhos livros.

Carolina certamente é uma pessoa que justifica a existência desse blog, uma pessoa que vive fora da mesmice do dia-a-dia.

3 comentários:

Anônimo disse...

De fato. O lugar é especial.

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau. O lugar é lindo, super bem organizado, e os vendedores atenciosos. E tem aqueles pufes e almofadões, para quem quer ficar mais à vontade...
Quanto à Carolina, não a conheci, mas pelo relato dá para ver que é uma exceção nos dias atuais, em que as crianças quase não saem de casa e passam o dia em frente ao computador ou ao video-game.
Claudia.

Fábio Félix disse...

Adoro saber que ainda existe um mercado potencial para minhas obras...rs

Aliás, fantástica essa livraria, onde se encontra livros, CDs, DVDs, e até mesmo dragões. ;)